AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Aeroporto de Santos será concluído em 2023 e vai utilizar pista da Base Aérea

Base Aérea de Santos Foto: Enilton Kirchof / Força Aérea Brasileira

Sem a presença de nenhum esquadrão da Força Aérea Brasileira desde o fim de 2006, quando o 1º/11º GAV foi transferido para Natal (RN), a pista da Base Aérea de Santos deverá ser cada vez mais utilizada por aeronaves civis. Até junho de 2023 a Infraero deve concluir a implantação do futuro Aeroporto do Guarujá.

Para junho do próximo ano, porém, está prevista a instalação de um terminal modular capaz de atender até duas aeronaves modelo Caravan – média de 10 a 12 pessoas por aeronave, ou seja, 20 a 24 passageiros no total. O terminal modular prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check-in, café, sanitários, escritórios de órgãos públicos, das empresas aéreas e da Infraero, além de estacionamento com 19 vagas.

O plano é que no futuro o Aeroporto do Guarujá possa vir a receber aeronaves do porte de um Boeing 737 ou Airbus A320.

Desde que ficou sem unidades aéreas, a Base Aérea de Santos é eventualmente utilizada para operações específicas, como treinamentos de paraquedistas e exercícios da intendência. Em 2020, o local foi palco da missão da Força Aérea Brasileira de fornecer refeições a caminhoneiros.

Exercício da Intendência na Base Aérea de Santos
Foto: Johnson Barros / Força Aérea Brasileira

LEIA TAMBÉM: FAB irá reativar seus COMAR e comandos de Bases Aéreas