AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Aeroporto de São José dos Campos passará para iniciativa privada

Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
image_pdfimage_print

A operação do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos (SP), deverá passar para a iniciativa privada. O caminho administrativo para a concessão foi aberto ontem, 2 de dezembro, com a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal para que o aeroporto passe para a gestão municipal.

O aeroporto, que havia sido retirado da lista dos que devem ser leiloados para a iniciativa privada pelo próprio Governo Federal em 2022, agora passará pelo mesmo procedimento, porém realizado pela Prefeitura. Isso vai permitir até acelerar o processo. A administração da Infraero é prevista para ser mantida até 31 de dezembro de 2021, prazo anunciado para ser encerrada a licitação de concessão para a iniciativa privada.

Durante coletiva de imprensa, o secretário de inovação e desenvolvimento econômico de São José dos Campos, Alberto Mano Marques, garantiu que o projeto de concessão será realizado em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que compartilha o aeródromo. Um dos objetivos é aproveitar melhor a vocação para a aviação regional.

Segundo Anderson Correia, reitor do ITA, a Prefeitura dará um uso estratégico ao aeroporto para a cidade e região, tanto para transporte de cargas quanto para passageiros. “Em um ano esse aeroporto começa a decolar”, vislumbrou.

Para a Prefeitura, a futura concessionária que vencer a licitação também terá grandes chances de atrair novos investimentos para o aeroporto, sobretudo nas áreas de e-commerce (comércio eletrônico), nacional e internacional, e, ainda, atração de mais voos cargueiros, executivos e também de passageiros (domésticos). Ao menos 12 empresas do setor de comércio eletrônico e transportadoras já manifestaram interesse em eventualmente utilizar os serviços do futuro aeroporto municipalizado.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros