AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Azul comemora economia de 50 milhões de litros de combustível

Foto: Azul Linhas Aéreas

O programa APU Zero, iniciativa da Azul para reduzir consumo de combustível, registrou uma economia de 50 milhões de litros de QAV (Querosene de Aviação) em dois anos. Isso seria o suficiente para 20 mil voos entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

O programa APU Zero consiste na diminuição do uso da APU (Auxiliary Power Unit – em português, Unidade Auxiliar de Energia), que é um motor auxiliar dos aviões acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo. No APU Zero, os voos são recebidos nos aeroportos parceiros com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, sem que o APU seja ligado, evitando consumo de combustível das aeronaves.

Desde sua implementação, o programa APU Zero tem expandido progressivamente, passando de seis bases em 2022 para 12 em 2023, e agora projetando inaugurar mais cinco bases em 2024. Essas novas bases incluem Galeão (Rio de Janeiro), Foz do Iguaçu (Paraná), Navegantes (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Com um total de 20 aeroportos apoiando a iniciativa até o final de 2024, o programa continuará a crescer e a promover práticas ecoeficientes em todo o país.

Além da economia de combustível, o programa possibilitou uma redução de 128 mil toneladas de CO2, desempenhando um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na mitigação das mudanças climáticas. Essa redução equivale à absorção de CO2 por aproximadamente 5,8 bilhões de árvores ao longo de um ano.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho