AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Base Aérea de Santos será transformada em hospital

Foto: Sgt José Sanches / Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

Localizada no município de Guarujá (SP), a Base Aérea de Santos deve se tornar local de referência para o combate à Covid-19 no litoral paulista. O local está em adaptação para receber 50 leitos de internação e 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atender casos mais graves.

Equipes médicas civis devem trabalhar no hospital de campanha. O espaço foi solicitado pela prefeitura do município e uma empresa privada é responsável pela montagem. “É uma parceria inédita na região que busca salvar vidas. A previsão é que a estrutura fique pronta até o final da primeira quinzena de abril”, afirma o Comandante da Base Aérea de Santos, Tenente-Coronel Francisco José Formaggio.

Hospital em montagem na BAST. Foto: Ministério da Defesa

Assim como ocorre com as bases aéreas de Fortaleza, Florianópolis, Recife, Salvador e o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, a Base Aérea dos Santos não conta com esquadrões aéreos em operação permanente. A estrutura se mantém em funcionamento com um efetivo reduzido para que possa ser acionada em caso de necessidade, como em treinamentos ou em operações reais.

Entre as capacidades mantidas está a possibilidade de receber aeronaves, inclusive os C-130 Hércules, que podem realizar o transporte de suprimentos ou de pacientes.

A Base Aérea de Santos foi incorporada pela FAB na sua criação, em 1941, tendo sido herdada da Aviação Naval. Entre as memórias do tempo da Marinha está um pier diante do prédio de comando. Foto: Johnson Barros / Força Aérea Brasileira

Você já assistiu à série #Sextou?! Confira as melhores dicas culturais da aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentários

  • Têm alguma coisa muito misteriosa nessa história toda. Em março os An124 voaram entre China, R. Tcheca e Alemanha diariamente. Transportando “equipamentos médicos”. Deus, haja equipamentos.
    Hoje têm dois KC390 de Brasília/RG Sul e outro Brasília/Natal. Lendo jornais russos, alguns falam de alguma guerra a vista.

  • Gosto de fazer pesquisa em russo pelo navegador Yandex. Os vôos acompanho pelo FlightRadar24. Tudo muito estranho!! A Antonov Design Bureau rompeu judicialmente com Volga Dnepper, justamente por modernização dos An124 sem autorização……..??????
    MUNDO VIROU DE CABEÇA PRA BAIXO??????

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros