ARTE, CULTURA & LAZER AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA MODELISMO

Boeing 727 se torna único avião a ter uma enciclopédia exclusiva

Foto: Clinton Groves

É um trabalho que envolve paixão, dedicação e uma precisão histórica impressionante. O primeiro de cinco volumes da Enciclopédia 727 já está à venda e se tornou a primeira publicação do tipo dedicada a uma única aeronave. Ao todo, serão 1.680 páginas e 3.200 imagens sobre o jato da Boeing que fez história a partir da década de 60. Todas as 1.832 aeronaves são lembradas ao longo da obra.

Com versões on demand em inglês, espanhol e em português, a Enciclopédia 727 já tem verdadeiros fãs em várias partes do mundo. E a curiosidade é quem está por trás do trabalho é um brasileiro, o advogado paulista Sérgio Gonçalves, que no início dos anos 80 era apenas um menino que ficava horas e horas no mirante do Aeroporto de Congonhas. “Eu achava o 727 muito bonito. E as pinturas da Transbrasil eram muito exóticas!”, conta.

Nas décadas seguintes, a paixão deu origem ao site 727 Data Center, que logo passou a receber contribuições de todo o mundo. Hoje, ele mantém contatos com funcionários e ex-funcionários de companhias de todo o mundo, e teve até a surpresa de ver seu trabalho ser citado como uma sugestão de fonte confiável sobre o jato fabricado pela Boeing. “São milhares de entusiastas de aviação pelo mundo”, relata o autor.

E é por isso que a Enciclopédia ganha novos fãs. Dependendo da localização do leitor, a edição é impressa no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa ou na Ásia, e em uma das três línguas disponíveis. O material, de alta qualidade gráfica, conta com fontes de todo o mundo, que contribuíram com imagens, informações e histórias. “Nunca existiu uma enciclopédia sobre aviação dedicado a um único avião. E um detalhe sobre o 727 é que há pouquíssimos livros sobre ele”, explica Sérgio.

Foto: Eric Prado

Os cinco volumes reúnem informações coletadas pelo autor ao longo de mais de 25 anos. Há detalhes desde os primeiros voos até fatos recentes, como a participação de um 727 esforço Norte-Americano de abandonar Kabul, encerrando a Guerra do Afeganistão, de onde tirou mais de 600 pessoas em dois voos, papel que também desempenhou em 29 de março de 1975 na evacuação da cidade de Da Nang no Vietnam, de onde foi o último avião a decolar, com 360 pessoas ocupando um Boeing 727 modelo 100, com capacidade nominal para apenas 114 passageiros.

A obra conta com uma exclusiva série de perfis fotorrealísticos criados para ilustrar as várias versões do Boeing 727 e seus operadores. Mais de 3.500 destes perfis foram criados para mostrar o Trijato em todas fases de sua operação pelas maiores empresas aéreas do Mundo, desde os Anos 60 até o Século XXI. Com estes perfis é possível se mostrar a evolução histórica dos aviões em operadores icônicos, como a NorteAmericana Braniff, com os padrões “Jellybean”, “Flying Colors” e “Ultra” ou a Brasileira Transbrasil, que por aqui também se tornou conhecida com os seus “Jatões Coloridos”.

Os 727, ilustrados nas cores de cada uma das mais importantes empresas aéreas que o operaram, fazem da Enciclopédia 727 uma obra agradável de ler e também de ver. É também material de consulta obrigatório para modelistas – o próprio autor, com uma coleção de mais de 900 unidades montadas, sabe bem a importância de cada detalhe. Além disso, dezenas de mapas e infográficos também exclusivos, contextualizam os dados para que seja possível se entender a história de uma maneira simples e direta. Os livros são complementados por conteúdos atualizáveis e multimídia, utilizando-se de recursos audiovisuais para mostrar o Boeing 727 em operação e particularidades de sua história.

O Volume 1 já está à venda pela Amazon (para compras fora do Brasil) e Clube de Autores (para compras no Brasil), contendo 360 páginas e 6 capítulos, tratando da fase de projeto, desenvolvimento, testes e principais inovações do Boeing 727, mostrando o sucesso de sua comercialização. Tem ainda a história de uso do avião pelas principais empresas aéreas mundiais e um capítulo com a trajetória de todas as empresas que operaram o 727 no Brasil.

O Volume 2 será lançado em 31 de Março de 2022 e os Volumes 3 a 5 estarão disponíveis, conjuntamente, em Setembro de 2022. Haverá condições especiais para aquisição de todos os volumes, mas será possível a compra em separado.

Clique aqui para acessar a página da Enciclopédia 727