AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

KC-390 cumpre requisitos da FAB, atesta IFI

Foto: Força Aérea Brasileira

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) entregou, no dia 11 de novembro o Certificado de Tipo Provisório do KC-390 à Embraer. O documento significa que o projeto cumpre com os requisitos contratados.

A emissão desse documento – prática comum na aviação civil – mostra que a aeronave já está próxima da certificação final e está apta a cumprir várias missões. O certificado definitivo vem após o encerramento do processo de verificação do IFI e das demais missões previstas nos requisitos contratados em todo o envelope de voo. Como ocorre com modelos novos, o uso ainda não ocorre plenamente.

Até agora, foram mais de dez anos de trabalho. A Embraer apresentou ao IFI diversas evidências que comprovam a segurança do projeto, bem como o cumprimento das missões que a aeronave irá realizar em prol da Força Aérea Brasileira (FAB). Já a Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) precisou avaliar todos os indicadores do KC-390.

“A certificação ainda é provisória, pois está sendo entregue uma parte das funcionalidades do projeto da aeronave. Ao término da certificação de todas as funcionalidades será emitido o certificado de tipo definitivo”, detalhou o chefe da CPA, Tenente-Coronel Fábio de Castro Dutra. A entrega do documento foi anunciada pela FAB como um momento histórico.

A Revista ASAS publicou uma reportagem especial sobre o KC-390 na edição Nº 120. Confira.