AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil ganha prêmio internacional por uso de drone em operação policial

Foto: Receita Federal

A International Emergency Drone Organization (IEDO) entregou, em Paris, um prêmio para a Receita Federal do Brasil pelo melhor uso de drone em uma operação policial. A solenidade foi realizada em 13 de dezembro.

A premiação foi referente a uma operação conjunta que ocorreu em julho de 2022, em Santa Helena, no Paraná. A Polícia Civil do estado procurava um foragido de uma facção criminosa. Ele só foi encontrado graças a atuação de um drone, primeiro para localizar a casa onde o suspeito se escondia, e depois para acompanhá-lo durante uma tentativa de fuga. Ele acabou preso graças às informações obtidas pelo equipamento.

Foto: Receita Federal

Quem estava no comando do drone era o analista-tributário Bruno de Oliveira, um dos operadores mais experientes da Receita Federal. O servidor público foi convidado pela International Emergency Drone Organization para se tornar o único representante da América Latina na comissão de drones de polícia.

Utilizando modelos de pequeno porte, a Receita Federal já tem uma forte doutrina na operação de drones para reconhecimento, vigilância, coleta de dados e monitoramento de locais estratégicos, como as áreas em torno de alfândegas. O objetivo é combater os crimes de sonegação. A Receita também atua em parceria com órgãos policiais e ministra cursos sobre o tema.

A Receita Federal também conta com dois helicópteros EC135 T2+ para ações de vigilância. As aeronaves estão baseadas em Curitiba e são equipadas com câmeras visuais e termais. Elas atuam em todo o País, mas com destaque para a região de fronteira em Foz do Iguaçu.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho