AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil recebe primeiros H135 Helionix para uso policial no mundo

Multimissão, aeronaves devem ser usadas tanto para policiamento quanto para resgates, inclusive no mar
image_pdfimage_print

Os dois primeiros H135 com o sistema Helionix para uso policial foram entregues nesta sexta-feira. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), do Governo do Estado do Ceará, se tornou a primeira força de segurança pública do mundo a utilizar essa nova versão da aeronave desenvolvida pela Airbus e fabricada no Brasil pela Helibras.

O sistema Helionix oferece uma interface homem-máquina mais moderna, com piloto automático de quatro eixos e sistemas de bordo que exibem todos os parâmetros de voo e os dados de gerenciamento da aeronave em uma única tela. A função Part Time Display apresenta resumidamente esses mesmos parâmetros, permitindo ao piloto avaliar rapidamente a situação, o que reduz a carga de trabalho a bordo e aumenta a concentração na missão.

“O trabalho do piloto é facilitado, no tocante a estabilidade da aeronave, mantendo-a fixa em um mesmo ponto”, aponta o Tenente-Coronel Marcus Costa, da Ciopaer. “Possui capacidade de transportar dois pilotos e cinco tripulantes, autonomia de voo de mais de três horas e equipamentos especiais como: farol de busca; guincho elétrico; kit para resgate e câmera infravermelho”, completou o oficial. Destaca-se também a capacidade de operar sobre o mar.

Avaliadas em R$ 40 milhões, as duas aeronaves, batizadas como Fênix 08 e Fênix 09, atuarão nas missões de apoio às forças de segurança, Serviço de Atendimento Móvel de urgência do Ceará e Corpo de Bombeiros. O Estado já contava com seis helicópteros da Airbus, sendo dois AS350 e quatro biturbinas (EC135 e EC145). Agora, a frota de aeronaves da segurança pública do Ceará passa a ocupar o terceiro lugar do Brasil.

Mais de 200 helicópteros da família de H135 estão em serviço em missões policiais no mundo. A frota global de H135 com mais de 1.270 helicópteros em operação, já atingiu cerca de 5 milhões de horas de voo.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros