AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Caça russo Sukhoi Su-57 faz primeiro voo com novos motores

Exibição do Su-57 no MAKS2017
image_pdfimage_print

O caça russo de quinta geração Sukhoi Su-57, conhecido durante o desenvolvimento por PAK FA e T-50, realizou seu primeiro vôo com o novo motor, criado especificamente para o jato de última geração.

O voo de testes ocorreu com sucesso na terça (05/12) e durou cerca de 17 minutos, de acordo com o serviço de imprensa do Ministério do Comércio e Indústria  Russos.

O Su-57 utilizando os novos motores conhecido como “Produto 30” foi pilotado pelo piloto chefe da Sukhoi, Sergey Bogdan.

O voo bem sucedido da aeronave com os novos motores prova que os fabricantes de aeronaves russos são capazes de criar sistemas de ponta, disse o serviço de imprensa, citando o Ministro Denis Manturov.

Por enquanto pouco é conhecido sobre as especificações do novo “Produto 30”, o fabricante de motores aeronáuticos que o desenvolveu disse esse ano que é um dispositivo inteiramente novo, totalmente desenhado para aeronaves de quinta geração.

O Su-57, conhecido até então como T-50, roubou a cena no MAKS2017, em julho, quando uma dupla de aeronaves fez uma apresentação com manobras espetaculares.

O Su-57 foi feito para substituir o Sukhoi Su-27 na linha de frente da aviação tática e fez seu primeiro voo em 2010. É uma aeronave totalmente nova que utiliza largamente materiais compósitos, radar e aviônicos modernos. O preço estimado do caça multifuncional de ponta russo está em torno de U$50 milhões de dólares cada.

O principal armamento do Su-57 é colocado em compartimentos internos de modo a reduzir a assinatura radar e o arrasto gerados pela aeronave. Isso inclui o recentemente modernizado canhão de 30mm. A aeronave também é capaz de carregar armamento adicional em pilones externos.

De acordo com o comandante das Forças Aeroespaciais Russas, coronel general Viktor Bondarev, as entregas são esperadas para iniciar em 2018.

Sobre o autor

Rafael Rinaldi

Comentar

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros