AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Caças F-35 têm problemas de motor e apresentações são canceladas

image_pdfimage_print

Criado para promover os caças F-35 Lightning II, o F-35 Demo Team acabou responsável por evidenciar preocupações sobre as aeronaves. Um total de oito demonstrações previstas para ocorrer entre abril e dezembro de 2021 foram canceladas. Motivo: faltam motores.

A informação é da Bloomberg. Segundo a reportagem, os motores Pratt & Whitney têm necessitado de períodos de manutenção mais longos que o inicialmente planejado. Isso deixa o F-35 Demo Team com menor disponibilidade: das 22 demonstrações planejadas para o período, 14 serão realizadas.

LEIA TAMBÉM: Lockheed Martin entregou 123 F-35 em 2020, 18 a menos que o planejado

O fato revelado pela reportagem é que as pás do motor têm operado em temperaturas muito elevadas, não ao ponto de representar um risco de segurança de voo, porém diminuindo o tempo entre as revisões. A vida útil total também deve ser encurtada.

LEIA TAMBÉM: F-35 mostra problemas na competição finlandesa

O problema atinge também a frota de aeronaves já distribuídas para os esquadrões. Ainda de acordo com a Bloomberg, caso o problema não seja corrigido, em uma situação extrema até 20% da frota de F-35 da USAF pode ficar sem motores já em 2025. Por enquanto, a solução trabalhada pelo Pentágono não envolve tecnologia: as instalações de revisão dos motores devem ser ampliadas para receber um número maior de peças para reparos.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros