AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Peru recebe Hércules usados, Israel moderniza os seus

KC-130H da Espanha rumo ao seu novo operador: o Peru Foto: Antonio Rodríguez

Chegam neste domingo ao Peru os dois KC-130H Hércules adquiridos usados do Ejército del Aire, a Força Aérea da Espanha. Negociadas inicialmente por 35 milhões de dólares, mas depois vendidas por 30,4 milhões, as aeronaves serão operadas a partir do Grupo 8, sediado em Lima, e poderão reabastecer os caças Mirage 2000 e MiG-29 daquele país.

O voo de traslado foi iniciado com as aeronaves ainda no esquema de pintura cinza usado pela Espanha e, inclusive, com as identificações de nacionalidade espanhola. Contudo, ambas as aeronaves serão entregues após um extenso trabalho de revisão.

Tratam-se dos aviões com matrículas TK.10-11/31-53 e TK.10-12/31.54. Um pouso intermediário foi realizado em Gando, nas Canárias. Apesar do alcance das aeronaves, o plano de voo curiosamente envolve três dias, com escalas também em Cabo Verde, Guiana Francesa e Colômbia.

Os dez C-130 que estavam em serviço na Espanha foram retirados de serviço após o recebimento de aviões A400M Atlas, de maior porte.

Israel

A Força Aérea de Israel anunciou ter finalizado o programa de modernização de oito aeronaves C/KC-130 Hércules. Sob liderança da empresa Elbit Systems, os trabalhos envolveram a melhoria da eletrônica, inclusive para permitir voos no espaço aéreo onde vigoram as mais novas regulamentações da aviação civil.