AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA DOS ARQUIVOS DE ASAS

Cem anos da primeira torre de controle

Fotos colorizadas mostram como era a operação aérea cem anos atrás. Não havia sequer pistas de pouso bem delimitadas

O Reino Unido comemora hoje os 100 anos da inauguração da primeira torre de controle da história. Em 25 de fevereiro de 1920 o aeroporto de Croydon, em Londres, iniciava as operações de um pequeno edifício de 4,6 metros de altura com quatro grandes janelas. A tarefa a ser desempenhada ali era a de prover informações sobre tráfego aéreo e meteorologia para os pilotos.

“Em 1920, não havia um plano para como deveria ser o controle de tráfego aéreo ou mesmo de um aeroporto; portanto, coube aos pioneiros desenvolver, testar e implementar as ideias que permitiriam o crescimento das viagens aéreas com segurança”, diz Ian Walker, responsável pela preservação histórica do aeroporto. “Os aeroportos antes tinham escritórios de rádio e ‘faróis aéreos’, mas nada com a intenção explícita de fornecer serviços técnicos de tráfego aéreo para aeronaves. A torre de controle foi um desenvolvimento essencial e seu legado permanece conosco hoje”, completa.

Simples, a torre estabeleceu um conceito empregado até hoje

Para celebrar a data, a National Air Traffic Services (NATS), principal entidade de navegação aérea do Reino Unido, divulgou fotos coloridas do antigo aeroporto de Croydon. O aeroporto se manteve em operação até 1959, tendo servido também como campo de pouso militar durante a Batalha da Inglaterra. Foi também ali que soldados embarcavam em aeronaves de transporte para lutarem na Europa continental.

“Os primeiros pioneiros da década de 1920 estabeleceram as bases que permitiram a aviação florescer no século 20 e melhorar a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Agora, com mais de 3 milhões de voos por ano previstos até 2030, precisamos fazer o mesmo pelo resto do Século XXI”, diz Juliet Kennedy, diretora de operações da NATS.

Imagem de 1927

Assista a um vídeo histórico sobre a torre de controle:

O futuro

O modelo básico das torres de controle permanece o mesmo até os dias atuais. Porém, atualmente, há investimentos em torres virtuais, em que câmeras são posicionadas em uma estrutura alta, mas os profissionais trabalham no solo, a até quilômetros de distância. No Brasil, um modelo do tipo já está em serviço na Base Aérea de Santa Cruz da Força Aérea Brasileira. É a primeira da América Latina.

Imagem da Saab mostra sala de controle de uma torre digital
A proposta da Saab acaba com a construção de grandes torres, sendo substituídas por outras, bem mais simples

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