AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Chega ao Brasil primeiro jato Pilatus PC-24

Já está no Brasil a primeira aeronave Pilatus PC-24 Super Versatile Jet com matrícula brasileira. A aeronave estará disponível para operar após a Vistoria Técnica Inicial – VTI, que será conduzida no Centro de Serviços da Synerjet, em Sorocaba (SP).

O Super Versatile Jet é o primeiro jato executivo a ser projetado, certificado e equipado para operar em superfícies não pavimentadas, como grama, terra e neve. Equipada com 2 motores Williams FJ44-4A, a aeronave tem alcance de 3.704 KM (2.000NM), teto de serviço de 45.000 pés e necessita de menos de 900 metros de piso rígido para operar.

O PC-24 é basicamente a única aeronave da sua categoria. Nenhum outro concorrente oferece a possibilidade de operar em uma pista de terra, neve ou grama de 2.930 pés de comprimento e, em seguida, voar 1.800 milhas náuticas em velocidades reais superiores a 800 km/h com seis passageiros a bordo.

Apresentado ao mundo em 2013 e tendo realizado o seu primeiro voo em 2015, o PC-24 recebeu a certificação dos Estados Unidos (FAA) e da Europa (EASA) em 2017. Hoje, mais de 50 unidades estão em operação em países como Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Suíça e Luxemburgo.

Concorrente direto do Phenom 300 e do Citation CJ4, o Pilatus PC-24 pode levar até 8 passageiros e pode ser monopilotado. A carga máxima é de 1.485 kg. A velocidade de cruzeiro é de 815 km/h. O alcance é de 3.334 com seis passageiros.

No Brasil, a empresa responsável pela importação e manutenção do modelo é a Synerjet, uma companhia nacional com presença em toda a América Latina. A Synerjet é distribuidora da Pilatus Aircraft para América Central e América do Sul e Premier Channel Partner da Honeywell Aerospace.

A Synerjet investe para ampliar o mercado. Os serviços de “Maintenance, Repair and Operation” (MRO) de aeronaves da Pilatus, inclusive do jato PC-24, passarão em breve a acontecer em um hangar de 3 mil metros quadrados no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, aeroporto privado localizado em São Roque (SP).

A Synerjet investirá R$ 16 milhões somente no aluguel do espaço por um prazo de 10 anos. Além da frota brasileira, também devem ser atendidas aeronaves em uso em outros países da América Latina. O serviço oferecido será o chamado pela empresa de “Pilatus Crystal Class”.

A notícia também é positiva para a JHSF Participações, responsável pelo empreendimento e que agora comemora o aumento das operações.

NOVA EDIÇÃO!

Carrinho