Da Redação
A holding da indústria aeronáutica russa, United Aircraft Corporation (OAK), e a fabricante chinesa Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), anunciaram hoje, 29 de setembro, em Shanghai, na China, os planos e detalhes do programa conjunto de desenvolvimento de um novo jato comercial widebody de longo alcance. Na cerimônia, foi exibida uma maquete da future aeronave, nas cores que seriam “de fábrica”, e a designação official desta – CR929.
O widebody de longo alcance será desenvolvido tendo por modelo base a versão CR929-600, mas já tendo previstas uma versão “encurtada”, CR929-500, e uma versão “ampliada”, CR929-700. As letras “CR” refletem os países-líderes do programa, China e Rússia, e também remetem à empresa joint-venture criada para operar o programa, a CRAIC. Na cerimônia realizada em Shanghai, o presidente da OAK, Yury Slyusar, lembrou ainda que “9 é o símbolo da eternidade na cultura chinesa. E assim para nós, este nome e numeral estratégicos nos ajudam nos esforços de construir o conceito de uma proposta uniforme no que se refere à aeronave comercial. Assim, o nome CR929 para a nova família permitirá que esta seja proposta junto ao jato narrowbody chinês С919, enquanto os numerais das versões irão seguir o padrão dos jatos comerciais que já compõe o portfólio da OAK – ou seja, indo dos MS-21-200/300/400 aos CR929-500/600/700.”
“Os próximos 20 anos serão de grande importância estratégica para o desenvolvimento da indústria de aviação civil. Iremos aplicar nossos melhores esforços para fazer do CR929 o melhor exemplo da bem-sucedida cooperação entre a Rússia e a China no mundo moderno”, disse o CEO da COMAC, He Dongfeng.
As duas partes também apresentaram, na ocasião, o logo da joint-venture CRAIC, que aparecerá nas aeronaves. Este mostra duas asas idênticas, movendo-se da esquerda para a direita. E as cores também se remetem aos dois parceiros: vermelho (China) e azul (Rússia).
Quanto ao programa em si, as duas partes já concluíram o conceito da família e as características preliminares. Agora, em curto prazo, prevê-se a fase inicial de projeto e a etapa de pedidos de propostas aos fornecedores potenciais, sobre sistemas e equipamentos.