AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Cinco primeiros B-21 Raider já estão em construção

Imagem: USAF

Pelo menos cinco novos bombardeiros B-21 Raider já estão em fase avançada de construção. A fase de teste deve ser iniciada em breve, mas longe dos olhos do público. A informação é do Secretário da Força Aérea dos Estados Unidos, Frank Kendall III.

As cinco primeiras aeronaves devem sair da fábrica localizada em Palmdale, na Califórnia, onde a United States Air Force montou um esquema de segurança tão avançado que até o momento não vazaram fotos da linha de montagem. Tudo o que se sabe até o momento sobre a forma do B-21 Raider provém de ilustrações divulgadas pela própria USAF.

B-21 Raider Imagem: USAF

A expectativa é que o público conheça a nova aeronave só no rollout oficial, previsto para ocorrer em dezembro de 2022. As primeiras entregas são previstas para a segunda metade desta década, sendo que as primeiras vão operar a partir das bases aéreas de Ellsworth, na Dakota do Sul, e posteriormente em Whiteman, no Missouri, e Dyess, no Texas.

Com longo alcance, características stealth e capacidade de realizar ataques tanto com armamentos termonucleares quanto convencionais, o B-21 também poderá realizar missões de inteligência e reconhecimento, sendo esperada uma ampla combinação de forças com drones e na chamada “guerra centrada em redes”. A expectativa é a de que a USAF opere entre 80 e 160 unidades do novo bombardeiro.

A aeronave desenvolvida pela Northrop Grumman foi criada para substituir os B-1 Lancer, B-2 Spirit e, posteriormente, os B-52 Stratofortress.