AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Colômbia recebe oferta de caças Eurofighter

Eurofighter em missão de defesa aérea com a RAF

A Colômbia fez um pedido de proposta para a aquisição de quinze caças Eurofighter Typhoon. A informação foi publicada pelo site Defensa.com, que entrevistou Iván González, diretor de vedas de aeronaves de combate da Airbus.

Segundo o executivo, a Colômbia já havia solicitado informações sobre os caças Eurofighter Typhoon em 2015 e 2016, mas no último novembro evoluiu o questionamento para uma compra concreta. A empresa fez uma proposta com 15 aeronaves do padrão Tranche 3, a versão mais moderna, suporte técnico e logístico, armamentos e treinamento.

O valor da proposta é confidencial, mas a Airbus diz ser competitivo. Também há a garantia de não haver restrições de tecnologia. A promessa é de haver a entrega de aeronaves novas quatro anos e meio após a assinatura do contrato.

Há ainda a possibilidade de a Colômbia adquirir aeronaves Eurofighter usadas, e a empresa fornecer o apoio técnico e logístico necessário. Porém, esse não é o foco da Airbus.

O Eurofighter Typhoon é fruto de uma parceria entre Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália. O caça entrou em serviço em 2003, sendo atualmente o principal vetor de defesa aérea dessas nações. As novas versões incorporaram a capacidade de ataque e alcançaram exportações para Áustria, Arábia Saudita, Catar, Kuwait e Oman.

Na Itália, o Eurofighter substituiu caças F-16 na missão de defesa aérea

A Colômbia atualmente conta com menos de uma dúzia de caças Kfir. São modelos modernizados, porém com várias tecnologias da década de 70. As aeronaves são inferiores aos aviões de combate disponíveis na Venezuela, país com o qual a Colômbia tem tido graves problemas no campo diplomático.

Havia uma expectativa de que, devido ao alinhamento político, houvesse a compra de caças norte-americanos F-16. A questão seria apenas se a compra envolveria unidades novas ou usadas. Porém, desde o ano passado já surgiram notícias também sobre a proposta da Saab para a venda de caças Gripen.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho