ARTE, CULTURA & LAZER ESPAÇO

Cosmonauta russa inspira nova boneca Barbie

A empresa norte-americana Mattel criou uma nova boneca Barbie inspirada em uma mulher real: a russa Anna Kikina, cosmonauta que deverá ir ao espaço em 2022. Aos 36 anos, ela é engenheira, atleta e há nove anos faz parte da Agência Espacial Russa, a Roscosmos. O termo “cosmonauta” é utilizado para os astronautas do programa espacial da Rússia.

“Quando eu era criança, eu não sonhava em ser cosmonauta, mas se eu tivesse uma Barbie cosmonauta eu provavelmente pensaria nisso”, disse Anna Kinina. “O mais importante é que todos saibam que podem escolher, que têm o direito de escolher a profissão que quiserem”, completou.

A Roscosmos informou em comunicado que Anna Kinina possui qualidades elogiáveis, como força, inteligência e excelente senso de humor. “Hoje, Anna é um modelo para muitas pessoas. Uma personalidade brilhante na qual profissionalismo e cordialidade se combinam harmoniosamente”.

“A Barbie apresenta uma boneca que desta vez incorpora a imagem de Anna Kikina, a única mulher da equipe de cosmonautas da Roscosmos”, anunciou a empresa. A nova peça estará disponível em duas versões: uniforme de piloto e traje para caminhada espacial.

Por enquanto, porém, a nova Barbie não deve ser vendida pela Mattel. A empresa planeja lançar uma edição limitada em comemoração aos 60 anos do primeiro voo tripulado ao espaço, em abril, em homenagem a Yuri Gagarin.

Em 1965, a Mattel já havia lançado a primeira Barbie astronauta, dois anos após Valentina Tereshkova se tornar a primeira mulher a ir ao espaço. A empresa também já lançou bonecas em homenagem a Samantha Cristoforetii e Sally Ride, respectivamente astronautas da Itália e dos Estados Unidos.