ESPAÇO

Cosmonauta russo bate recorde de mais tempo no espaço

O cosmonauta russo Oleg Kononenko bateu hoje, 4 de fevereiro, o recorde de maior tempo de permanência no espaço. Às 8h30m08s no horário de Greenwich, 11h30 em Moscou e 5h30 no Brasil, ele superou a marca de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos que pertencia a outro russo, Gennady Padalka, alcançado em 2015.

Oleg Kononenko foi ao espaço pela primeira vez em 8 de abril de 2008, a bordo da Soyuz TMA-12, já ficando, naquela ocasião, 199 dias no espaço. Em 10 de julho daquele ano, fez sua primeira caminhada espacial. Até o momento, ele já acumulou 39h e 54 minutos em atividades extraveiculares. Até o momento, ele foi ao espaço cinco vezes.

A expectativa é de o cosmonauta ampliar bem o recorde. Pelo planejamento, sua volta da Estação Espacial Internacional está prevista para ocorrer somente em 24 de setembro de 2024, após um ano e nove dias fora da Terra. Ele se tornará a primeira pessoa a passar mais de mil dias em órbita.

Nascido em 21 de junho de 1964 na cidade de Chardzhou, hoje Türkmenabat, no Turcomenistão, à época parte da União Soviética, Oleg Kononenko é cidadão russo, ainda que mantinha fortes laços com sua terra natal. Formado em engenharia mecânica, nunca serviu às forças armadas, tendo uma carreira focada no desenvolvimento de sistemas espaciais.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho