AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Drone multifunção é destaque do Dubai AirShow 2021

Peso máximo de decolagem de 350 kg, carga útil de 70 kg, alcance de 300 km, velocidade máxima de 180 km/h, autonomia de até 5 horas e uma vasta gama de missões, como entrega de carga, busca e salvamento e até suporte à agricultura. É com essas características que o VRT 300 se tornou um dos destaques do Dubai AirShow 2021.

O resultado é que o Tawazun Economic Council, dos Emirados Árabes Unidos, decidiu se tornar proprietário de 50% da VR Technologies, subsidiária da Rostec que está à frente do projeto VRT 300. O interesse comercial é ampliado com a adoção de fornecedores internacionais para a suíte de aviônicos.

A expectativa é a de que o VRT 300 alcance a certificação em 2023, o que permitirá a entrada no mercado. Entre as principais vantagens esperadas estão o baixo custo de operação e de manutenção, a operação completamente automática e o uso dos dois rotores coaxiais, um design típico vários helicópteros russos, tendo como resultado uma operação mais segura.

Para missões de carga, o VRT 300 pode levar um item de até 70 kg e dimensões de 1,5 metros de comprimento, 60 centímetros de altura e 30 centímetros de largua. É o suficiente para tarefas em centros urbanos ou mesmo em zonas de conflito. Neste caso, outra opção é levar um sensor de imageamento, algo também adequado para acompanhar questõs climáticas, ambientais ou mesmo incêndios florestais.

Na parte de agricultura, o VRT 300 poderá realizar tanto o mapeamento quanto a aplicação de defensivos agrícolas, além de monitorar cada atividade no campo. A confiabilidade no vetor é tão grande que a empresa, por fim, sugere o uso para monitorar as condições de gelo no Oceano Ártico, uma tarefa que exige segurança de voo acima dos limites tradicionais. Com teto de serviço de 3.500 metros, o drone se destaca, também, por poder operar na grande maioria das regiões habitadas do planeta.

VTR 500

A VR Technologies também apresenta no Dubai AirShow 2021 o helicóptero tripulado VRT 500. Com peso máximo de decolagem de 1.650 kg e carga útil de 730 kg, a aeronave tem velocidade de cruzeiro de 240 km/h e espaço para até um piloto e cinco passageiros.