AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Drones vão substituir supersônicos Su-24MR

Sukhoi Su-24MR Foto: Alex Beltyukov - RuSpotters Team
image_pdfimage_print

Os jatos de Su-24MR, versão de reconhecimento tático do Su-24, devem ser substituídos pelos novos drones russos Orion. A decisão já está tomada, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.

Com carga útil de 250 kg, o Orion tem como principal arma a bomba planadora UPAB-50 com uma ogiva do sistema de mísseis Grad. O Orion também pode levar bombas guiadas a laser ou infravermelho KAB-50, além da bomba JAB-20 e do míssil guiado X-50, este último com uma ogiva de 20 kg.

Foto: Vitaly V. Kuzmin

A carga bélica total é de 250 kg, sendo possível voar por até 24 horas a altitudes de até 7,5 km. A velocidade máxima fica em 120 km/h. O comprimento é de 8 metros, exatamente a metade da envergadura.

O drone russo é equipado com um conjunto de sistemas radioeletrônicos de múltiplas funções que inclui uma estação optoeletrônica na parte inferior para realizar o reconhecimento, buscar alvos e monitorar os resultados do ataque.

No entanto, o Orion ainda não foi testado como arma de ataque e realizou apenas missões de reconhecimento, em 2018, na Síria. Nas missões de ataque, os Su-24 já estão em substituição pelos novos Su-34.

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros