AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Embraer investe em tecnologias para “carros voadores” elétricos

A Eve Urban Air Mobility Solutions (“Eve”), empresa criada pela Embraer para atuar no segmento aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), assinou um Memorando de Entendimento com a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro. As duas empresas vão atuar juntas em pesquisas sobre tecnologias de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento.

As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo. Na prática, as duas empresas vão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética viável para sistemas de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

“Nossa colaboração com a EDP é um importante passo para o desenvolvimento da Eve enquanto trabalhamos para trazer nosso eVTOL de emissão zero ao mercado. A análise de energia e as soluções de infraestrutura são extremamente importantes para contribuir para a redução de carbono e garantir que estamos cumprindo as metas do setor. Para nós, na Eve, este é o próximo passo na preparação do ecossistema de UAM para o futuro do voo urbano”, disse Andre Stein, presidente & CEO da Eve.

“A inovação é um dos pilares da EDP e é um tema que recebe nossa atenção de forma permanente. Acreditamos que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinamos este memorando com a Eve, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs, particularmente nos aspectos relacionados ao nosso negócio, que são as soluções de energia e infraestrutura de carregamento”, destaca Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.