Já circulam na internet fotos do novo caça MiG a ser apresentado nesta semana na feira aeroespacial MAKS 2021, em Zhukovsky, na Rússia. Ao contrário do Sukhoi Su-57 Fellon, da mesma categoria de peso e tamanho de aeronaves maiores, como o Su-27 Flanker e o F-15 Eagle, este novo MiG é menor, mais leve e voltado para a substituição de caças da categoria do MiG-29 e do F-16. Pelas imagens, é possível identificá-lo como um monomotor.
Atualmente estão em serviços os caças stealth norte-americanos F-22 Raptor e F-35 Lightning II, o russo Su-57 Fellon e o chinês J-20 Mighty Dragon. O F-22 é de uso exclusivo da United States Air Force, tendo sido vetado para aliados históricos dos Estados Unidos, como o Japão. A exclusividade também existe para o bombardeiro B-2 Spirit. O J-20 também segue restrito à China.
LEIA TAMBÉM: Rússia quer comercializar Su-57 e radar capaz de dectectar caças stealth
Já o F-35 até o momento foi exportado para países-membros da OTAN, como Noruega, Polônia, Reino Unido e Bélgica, além de parceiros como Japão, Coreia do Sul e Austrália, e mesmo países com menor alinhamento político, como foi o caso dos Emirados Árabes Unidos. A venda para a Turquia, porém, foi barrada após desentendimentos dos turcos com Washington. O problema é o alto custo de operação, criticado publicamente pelo governo dos EUA.
LEIA TAMBÉM: 1 hora de voo do F-35 custa quase 200 mil Reais
A Rússia já havia exportado o Su-57 para a Argélia e anunciava o caça stealth da Sukhoi para venda. Agora, com o novo MiG, a expectativa é ampliar a presença dessa categoria de aeronaves de combate no mundo, sobretudo em países não alinhados politicamente com os Estados Unidos.
A dica agora é conferir todos os detalhes do Su-57 neste vídeo com Claudio Lucchesi:
Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!
-
Revista ASAS – Edição 111PRODUTO EM PROMOÇÃOR$6.90
-
Revista ASAS – Edição 112PRODUTO EM PROMOÇÃOR$6.90
-
O VOO DO IMPOSSÍVELPRODUTO EM PROMOÇÃOR$47.70
-
Revista ASAS – Edição 113PRODUTO EM PROMOÇÃOR$6.90
-
Revista ASAS – Edição 114PRODUTO EM PROMOÇÃOR$6.90
-
O Primeiro e o ÚltimoPRODUTO EM PROMOÇÃOR$49.90
-
Revista ASAS – Edição 115 – Aplique o cupom “115” e ganhe o frete grátis!R$26.70
-
O Grande CircoR$78.00
-
Revista ASAS – Edição 116 – Aplique o cupom “116” e ganhe o frete grátis!R$26.70
Aposto que não se trata da aeronave da MIG, mas sim do caça leve que a Sukhoi está desenvolvendo já há um certo tempo. E, se há mensagens subliminares no vídeo divulgado, é uma aeronave para países com orçamentos militares limitados, ou que sofrem com embargos a produtos ocidentais avançados. Como é o caso da Argentina, devido ao embargo britânico. Notem que não há nenhum piloto russo no vídeo. São pilotos dos Emirados Árabes, Índia, Vietnã e Argentina. Se fosse um avião desenvolvido para a Força Aérea Russa, o primeiro piloto a aparecer, deveria ser russo.
Por isso, aposto que ainda não é o sucessor da família MIG-29/33/35, mas um novo avião, para tirar mercado JF-17 Thunder, Tejas, F/A-50, F-16 (nas versões de bloco mais antigas), J-10 e Gripen C/D. Que são aeronaves de boa performance e de preço mais acessível no mercado internacional.
Segue o link de um vídeo, em inglês, que mostra o que se fala que seria o MIG-41. Mas que se olharmos com cuidado, não seria o sucessor do MIG-31, mas sim da família MIG-29/33/35. Um caça monomotor, furtivo, com dimensões similares as dos MIG-35 e tomada de ar única no nariz da aeronave, clara inspiração no lendário MIG-21. Segue o link do vídeo no Youtube: https://youtu.be/EUnE1Takcbc
Atenção a partir de 6m e 47s.
Abraços pessoal!!
Confirmado! Trata-se de um Sukhoi.