AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

EUA voltam a contar com esquadrões especializados em interceptações

F-16 Fighting Falcon do então 18th Aggresor Squadron. Foto: Joseph Swafford Jr

A United States Air Force (USAF) anunciou ter voltado a contar na sua estrutura com pelo menos uma unidade designada Fighter Interceptor Squadron, uma nomenclatura não utilizda desde a Guerra Fria. O primeiro é o 18th Fighter Interceptor Squadron, sediado no Alasca e equipado com caças F-16C/D Fighting Falcon.

De acordo com o comunicado oficial, divulgado apenas em abril, desde o início de fevereiro a unidade aérea está focada em se preparar para missões de defesa aérea, além do alerta de interceptações. Um esquadrão com caças F-22 também está sediado no Alasca e cumpre essas tarefas.

A designação Fighter Interceptor Squadron havia sido descontinuada com a substituição de aeronaves especializadas em defesa aérea, como o F-106 Delta Dart e os F-4C/D Phantom II. Agora, apesar do anúncio, não ficou claro se o 18th Fighter Interceptor Squadron aproveitará as características multifuncionais do F-16 ou mesmo se atuará na sua missão anterior, que era as missões como um “Agressor Squadron”, simulando aeronaves inimigas, inclusive nos esquemas de pintura.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho