Última operadora de caças F-4 Phantom II entre países da União Europeia, a Polemikí Aeroporía, nome oficial da força aérea grega, vai manter suas unidades remanescentes em serviço até 2026. Com esse anúncio da Grécia, a Turquia e o Irã restarão como últimos países a manterem o clássico jato em voo.
Havia a previsão de manter os F-4 em serviço na Grécia até 2028, quando chegarão os primeiros F-35A Lightning II. Porém, os 17 jatos ainda em serviço só se mantêm em condições de voo por meio da canibalização de células já desativadas e apresentam diversos problemas causados pela idade.
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A Grécia opera caças F-4 Phantom II desde 1974, quando chegaram as primeiras unidades, do modelo F-4E, de um lote de 36. No fim daquela década foram comprados mais 18 F-4E e oito RF-4E, de fotorreconhecimento. Nos anos 90, foram adquiridos 27 RF-4E usados pela Alemanha e 28 dos Estados Unidos. Ainda naquela década, por meio da companhia germânica DASA e do parque industrial local, foi desenvolvido o programa de modernização Peace Icarus 2000.
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A atualização consistiu em uma extensão da vida útil, o Service Life Extension Program (SLEP), e no Avionics Upgrade Program (AUP), focado na substituição de seu equipamento eletrônico e radar, centrado na capacidade de combate além do alcance visual (Beyond Visual Range – BVR) e na capacidade de lançar o moderno míssil AIM-120 Advanced Medium Range Air-to-Air Missile (AMRAAM). Também entraram no arsenal mísseis AGM-65 e bombas guiadas.
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