No dia 7 de janeiro, o Ejército del Aire, como é chamada a Força Aérea da Espanha, completou 50 anos de operação com seus caças F-5. As primeiras unidades foram recebidas em 7 de janeiro de 1970. Daqui a cinco anos, será a vez da Força Aérea Brasileira completar 50 anos de operações com seus caças F-5.
Ao todo, o Ejército Del Aire recebeu 70 caças F-5, produzidos localmente pela empresa CASA. Todos eram das versões A(monoplace)e B (biplace), menos avançados que o E e F operados pela Força Aérea Brasileira. A modernização implantada no Brasil também foi mais ampla: na Espanha, apenas 20 F-5B foram modificados para o padrão F-5BM, voltados para a formação de pilotos de caça.
Hoje, há 19 F-5BM em serviço no Ejército del Aire. A expectativa é de vê-los voando até 2028, sempre na missão de preparar os futuros pilotos de F-18 e Eurofighter Typhoon. Já no Brasil, o F-5 ainda é o principal vetor de defesa aérea.

- Caças F‑16 se tornam pivô de crise política no Peru e aquisição fica em xeque
- GRU Airport vai investir R$ 731,6 milhões em aeroportos do Norte, Centro-Oeste e Nordeste
- Brasil terá projeto de produção de 10 mil barris de combustível sustentável de aviação por dia
- Prisão de cidadão chinês após fotos de aviões dos EUA acende alerta para spotters
- Fórum Brasileiro de Aviação vai debater pautas estratégicas










