A Korea Aerospace Industries (KAI) está desenvolvendo uma nova versão do seu caça leve FA-50 Golden Eagle, a ser chamado de F-50. O modelo atualmente adotado por países como Iraque, Filipinas e Polônia é biposto, herança da sua missão original como treinador avançado, quando é designado T-50.
Agora, o objetivo é ter um jato para apenas um ocupante, tendo ganho em alcance. Há a expectativa de que, apesar de um desempenho menor, o futuro F-50 seja capaz de disputar forte o mercado de caças de baixo custo, como o HAL Tejas, o JF-17 Thunder e versões usadas de jatos tradicionais, como o F-16, o Gripen e o Eurofighter. O preço promete ser o grande diferencial do F-50.
Equipado com motor General Electric F404-102, o FA-50 chega a Mach 1,5. Hoje, o armamento para combate ar-ar está limitado a mísseis AIM-9 Sidewinder, mas está em planejamento a adoção do AIM-120 AMRAAM, do Meteor, do IRIS-T e do Python 5, notadamente com a adição de um novo radar, do tipo AESA. Para missões ar-solo, hoje está disponível o AGM-65 Maverick, porém, são planejados o Spear 3 e o MBDA Brimstone, além de bombas guiadas do tipo JDAM. Todos esses avanços devem estar disponíveis no futuro F-50.
Atualmente, a KAI já tem 213 encomendas do T-50 e do FA-50, para Tailândia, Malásia, Iraque, Polônia, Indonésia e Filipinas, além da própria Coreia do Sul, que já adquiriu 82 T-60 e 60 FA-50.
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