AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB empresa sistema aérea para combates a incêndios para a Colômbia

KC-390 com sistema MAFFS. Foto: FAB

Um Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System) foi retirado de um avião KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB) e emprestado para a Força Aérea da Colômbia no último dia 31 de janeiro. A medida emergencial foi adotada por conta da escassez de meios aéreos disponíveis no país vizinho para combater incêndios florestais, em um momento de registros de quase oito novos focos por dia.

O equipamento foi instalado pela própria FAB em um C-130 colombianao. “O sistema foi instalado na aeronave C-130 da Colômbia com o suporte da Base Aérea do Galeão. As conexões elétricas e estruturais do aparelho foram adaptadas de forma a compatibilizar o equipamento brasileiro com o avião estrangeiro, além disso, uma equipe de técnicos da FAB prestou todo o apoio às operações de solo da aeronave e do equipamento e seguiu a bordo da aeronave para prestar todo o auxílio caso fosse preciso”, explicou o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Umile Coelho Rende.

Por possuir esse sistema, a FAB faz parte do seleto grupo de forças aéreas capazes de realizar grandes missões de combate à incêndios, como ocorreu em 2023, quando auxiliou no combate aos incêndios florestais que atingiram a cidade de Concepción, no Chile, zona centro-sul do país. Aquela operação contabilizou o lançamento de 636 mil litros de água e mais de 40 horas de voo.

A Colômbia é um dos países apontados como um dos possíveis clientes de exportação do KC-390 Millenium.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho