AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB intercepta 2 aviões; mais de 1t de cocaína apreendida

Foto: Polícia Federal
image_pdfimage_print

Duas aeronaves suspeitas de voos ilícitos foram interceptadas hoje (2 de agosto) por caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira. O saldo foi de cerca de 1.350 kg de cocaína apreendidas, quatro suspeitos presos e duas aeronaves do crime organizado detidas.

A primeira foi um monomotor EMB-720 Minuano, interceptada a nordeste de Campo Grande (MS). O monomotor foi abordado por um A-29 e passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão. A aeronave foi escoltada até o pouso obrigatório em Rondonópolis (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações. Os pilotos da aeronave foram presos em flagrante e 450 kg de cocaína foram apreendidos.

Na segunda ação, um bimotor B-58 Baron foi interceptado a sudoeste de Campo Grande (MS), sendo orientado a pousar em Três Lagoas (MS). Neste caso, os suspeitos decidiram não cumprir a ordem a fizeram um pouso forçado em Invinhena (MS). A polícia fez a abordagem no solo e mais 700 kg de cocaína foram encontrados.

Fotos: Polícia Federal

As interceptações foram coordenadas pelo Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). A FAB informou que quatro A-29 Super Tucano foram utilizados, além de um avião-radar E-99, que permite a detecção de aeronaves voando a baixa altura. Não foi esclarecido se foram executados tiros de advertência nem se os ocupantes da segunda aeronave foram posteriormente detidos.

Essas missões acontecem em coordenação com a Polícia Federal, que indica aeronaves suspeitas. As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, e em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

A-29 Super Tucano

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros