A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada na FAB como E-99M. O primeiro E-99 revitalizado havia sido recebido em 2022. Porém, esta é a primeira aeronave com os sistemas totalmente certificados para emprego. As demais retornarão à fábrica, em Gavião Peixoto (SP), para a atualização necessária.
Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com o radar Erieye e os sistemas de Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de guerra eletrônica, novo IFF transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de áudio de missão de tecnologia VOIP e novo gravador de áudio e dados de missão, além da função datalink adaptada à nova arquitetura. O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.
O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da FAB junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.
Na FAB, os primeiros E-99 entraram em serviço em 2002. Além do Brasil, o EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.
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