AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Futuro stealth coreano terá Meteor

Concepção artística do futuro caça KF-X
image_pdfimage_print

O Meteor, mais avançada arma ar-ar desenvolvida na Europa, também deve fazer parte do arsenal do futuro caça coreano KF-X. O conglomerado MBDA recebeu um contrato da Korea Aerospace Industires (KAI) para fazer a integração do míssil com a aeronave stealth. A expectativa é de que o caça voe pela primeira vez em 2022.

O KF-X está em desenvolvimento para substituir os caças F-4E Phantom e F-5E Tiger II. Os testes de voos devem ser iniciados em 2022 e a entrada em serviço está programada para 2026. Cerca de 150 a até 200 desses caças devem ser operados ao lado de 40 F-35A Lightning II.

Já o Meteor é um produto criado com esforço coletivo da Alemanha, França, Espanha, Itália, Reino Unido e Suécia. A principal novidade do míssil é ter um motor que o faz ganhar velocidade ao longo da trajetória, ao invés de perder, o que resulta em uma no escape zone maior que a vista nos concorrentes.

Eurofighter Typhoon, JAS-39 Gripen, Rafale e F-35B são aeronaves já integradas ao Meteor. Há informações ainda não confirmadas oficialmente de que o Brasil negociaria a compra do Meteor para os caças F-39 Gripen.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros