AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Gol e LATAM vão ficar com espaços da Avianca

Airbus A318 da Avianca Brasil no Aeroporto de Congonhas (CGH/SBSP). Foto: Ariadne Barroso

A Gol e a LATAM saíram do leilão da Avianca realizado hoje em São Paulo com possibilidade de ampliarem suas rotas. A primeira arrematou por US$ 70 milhões a autorização para operar 20 voos de Guarulhos, 12 do Santos Dumont e 18 em Congonhas. Já a segunda, pelo mesmo valor, ficou com 26, 8 e 13 voos, respectivamente.

O leilão não envolve aeronaves ou outros bens físicos, e sim os “slots”, que são as autorizações para operar nos aeroportos em determinados horários. Com a posse dos slots, as companhias vencedoras podem ampliar sua própria malha aérea.

O dinheiro arrecadado poderá ajudar a Avianca a saldar dívidas deixadas, porém tudo pode vir a ser anulado. O leilão já foi questionado na justiça, que pode vir a decidir que a ANAC deve redistribuir os slots, que assim não poderiam ser leiloados como ativos da Avianca. A Azul, inclusive, decidiu não participar do leilão.

Tanto o lote de slots adquiridos pela Gol quanto o da Latam foram arrematados pelo valor mínimo. Outros quatro blocos de slots não foram arrematados, incluindo um que, sozinho, tinha 23 slots do disputado aeroporto de Congonhas.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho