AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Índia quer comprar até 80 aviões de carga e KC-390 chega com força para a disputa

O primeiro dia do Aero India 2023, em Bangalore, aconteceu nesta segunda-feira (13 de fevereiro) sob olhar atento dos fabricantes internacionais de aviões de carga. Isso porque o país lançou uma concorrência para comprar entre 40 e 80 aviões com capacidade de levar de 18 a 30 toneladas de carga. Por isso, a Embraer destaca seu KC-390 no evento, com foco no que pode se tornar a maior exportação do modelo até o momento.

A Embraer tem a bem-sucedida experiência de ter vendido para a Índia os três jatos Netra AEW&C, versão do EMB 145 para missões de controle do espaço aéreo. Ao mesmo tempo, o KC-390 conta agora com o sucesso de ter sido selecionado por três países-membros da OTAN: Portugal, Hungria e Países Baixos. No Brasil, desde a entrada em serviço do KC-390, já acumula mais de 7.500 horas de voo e números recentes mostram uma taxa de conclusão de missão de 99%.

O KC-390 é considerado favorito por ser mais barato que o Airbus A400M Atlas ou o Kawasaki C-2, ao mesmo tempo em que oferece um desempenho superior ao C-130 J Super Hércules, sobretudo em termos de velocidade e capacidade de operar em regiões montanhosas, uma demanda operacional da Índia. A Embraer também ter largado na frente nas negociações com a indústria local, uma vez que os indianos fazem questão de ter esse tipo de parceria, menos possível com europeus, norte-americanos ou japoneses.

“Estamos orgulhosos de exibir o icônico KC-390 Millennium na Índia para que nossos convidados experimentem as verdadeiras capacidades desta aeronave multimissão militar do século 21”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Índia é um mercado-chave para a Embraer e queremos estabelecer parcerias que possam impulsionar ainda mais a indústria e as capacidades de defesa do país. Por isso, buscamos neste evento aumentar a interação com o ecossistema aeroespacial e de defesa da Índia.”

O KC-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões usando a mesma plataforma, incluindo reabastecimento aéreo (AAR) para aeronaves de asa fixa e rotativa, missões humanitárias, evacuação aero-médica, combate a incêndios, transporte de tropas e carga, busca e salvamento, entre outros, com reconfiguração simples e rápida entre as diferentes configurações de operação usando kits de conversão e sistemas de piso embutidos. A aeronave foi projetada para operar em pistas semipreparadas ou danificadas, bem como em ambientes hostis, variando de condições quentes e úmidas a frias e secas. O KC-390 pode transportar até 26 toneladas e voar a até 470 nós.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

USE O CUPOM: FRETE GRÁTIS

Carrinho