AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Irã faz acordo para compra de Su-35, Yak-130 e Mil Mi-28

Sukhoi Su-35. Foto: Toshi Aoki

A agência de notícias iraniana Tasnim News anunciou hoje que o país fechou com a Rússia a compra de caças Sukhoi Su-35, de helicópteros de ataque Mil Mi-28 e de jatos de treinamento avançado Yak-130. A informação teria sido confirmada pelo vice-ministro da defesa, Brigadeiro General Mahdi Farahi.

Desde 2022 se especulava sobre uma eventual compra do Su-35. Não há definição pública sobre os números, mas seriam 24 unidades. Esta será a segunda exportação do Su-35, o mais avançado dos caças da família Flanker, estando já em uso na Rússia e na China.

Yakovlev Yak-130

Já o Yak-130 não deve ser novidade no Irã: em setembro, circularam imagens de uma aeronave já com as cores da força aérea do país. Um primeiro grupo de militares, inclusive, já estaria em treinamento na Rússia. A aquisição do jato dará ao Irã a possibilidade de treinar aviadores para comandar jatos de 4º ou 5º geração.

Por fim, o Mi-28 é um helicóptero de ataque capaz de cumprir missões em qualquer condição climática, apresentando desempenho superior aos Mi-24 e Mi-35. Argélia, Iraque e Uganda, além da Rússia, já contam com o modelo.

Mi-28. Foto: Aleksandr Markin

LEIA TAMBÉM:

Rússia faz entrega de jatos militares ao Irã

Voa novo cargueiro iraniano

Em 1988, EUA abateram avião civil iraniano

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho