Enquanto versões mais modernas do F-16 ainda estão no início da vida operacional, as primeiras variantes já começam a virar história. É o caso dos F-16AM/BM da Luftforsvaret, a Real Força Aérea da Noruega.
De acordo com a proposta orçamentária, em 2022 o único caça do país deve ser o F-35A Lightning II. Isso determinaria a aposentadoria dos F-16 até o fim de 2021.
Os F-16 da Noruega estão entre os mais antigos da Europa, tendo sido recebidos entre 1980 e 1984. Modernizados, os cerca de 50 jatos ainda em uso têm vida útil pela frente, e por isso devem ser negociados no mercado internacional. Entre os potenciais clientes, um dos principais é a Força Aérea da Romênia, que já adquiriu unidades usadas por Portugal.
Por outro lado, a Noruega já conta com 31 caças F-35A, sendo que dez estão nos EUA para missões de treinamento. Até o fim de 2024 a Noruega terá 52 unidades.
LEIA TAMBÉM: O F-35 vai vender como o F-16?

Quase 5.000 unidades
Segundo a Lockheed Martin, mais de 4.600 aeronaves já foram entregues, e cerca de 3.300 estão operacionais. A empresa se prepara para apoiar a operação de caças F-16 até o ano de 2060.
O caça já conquistou 25 países, além dos Estados Unidos. Todos continuam a operar o modelo, com exceção da Itália, que operou 34 jatos alugados entre 2001 e 2012 para ocupar o gap deixado entre o F-104 Starfighter e o Eurofighter Typhoon.
Na América Latina, a Venezuela opera caças F-16 desde 1983, época em que o país era alinhado com os Estados Unidos. Hoje são possivelmente 21 caças F-16 operacionais, todos da versão A/B Block 15, uma das primeiras. Ainda assim, há relatos de que os aviões teriam recebido mísseis Pythoon IV. Já o Chile comprou dez F-16C/D Block 52 em 2002, todos novos. O país conta ainda com 29 F-16A e 7 F-16B, modernizados para o padrão MLU, adquiridos usados da Holanda.
LEIA TAMBÉM: Chile ainda tem desafios com F-16

O Brasil chegou a cogitar mais de uma vez a aquisição do F-16, sendo a última no chamado Projeto F-X2. O caça norte-americano, porém, foi derrotado e sequer participou da lista final, em que o vencedor Saab Gripen enfrentou o Dassault Rafale e o Boeing F-18.
No cado dos Estados Unidos, entre 1978 e 2005 o país recebeu 2.231 caças F-16, dos quais cerca de 1.300 ainda voam. O último foi da versão F-16C Block 50, um modelo tecnologicamente inferior a variantes já exportadas, com destaque para o atual F-16V Block 72, que conta com o radar AESA APG-83 e o Joint Helmet-Mounted Cueing System II (JHCMS II), dentre outras melhorias.
LEIA TAMBÉM: 600 caças F-16 da USAF serão modernizados
O planejamento inicial era aposentar toda a frota de F-16 em prol dos novos F-35 Lightning II, mas desde a década passada o Pentágono decidiu prorrogar a vida útil de parte dos caças até 2048, inclusive adotando o radar APG-83.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 111Original price was: R$22.90.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoO VOO DO IMPOSSÍVELOriginal price was: R$106.00.R$79.50Current price is: R$79.50.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 112Original price was: R$22.90.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoO Primeiro e o ÚltimoOriginal price was: R$87.00.R$65.25Current price is: R$65.25.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 115Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 114Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoASSINE ASAS E GANHE O ÁLBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRAOriginal price was: R$214.80.R$198.00Current price is: R$198.00.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 116Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 118Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.