AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

KC-390 vai participar de exercício nos EUA

Foto: A. Soares / Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

Pela primeira vez, a Força Aérea Brasileira vai participar de um exercício operacional nos Estados Unidos com aeronaves mais novas que as dos anfitriões. Um KC-390 participará do Exercício Operacional Culminating, que será realizado entre os dias 12 de janeiro e 5 de fevereiro no Joint Readiness Training Center (JRTC), no estado da Louisiana.

LEIA TAMBÉM: Todos os 28 KC-390 da FAB poderão realizar reabastecimento em voo

Durante o Exercício Operacional Culminating está prevista a realização de saltos operacionais de paraquedistas brasileiros e americanos a partir do KC-390. O treinamento é uma operação conjunta entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos, com a participação de aeronaves de outras Forças Aéreas. Em uma das missões previstas, o KC-390 vai integrar um voo de pacote, com a participação de 16 aeronaves, incluindo nove C-17 e seis C-130J, e será realizado o lançamento de mais de quatro mil paraquedistas em apenas uma noite.

LEIA TAMBÉM: KC-390 conquista mais um cliente da OTAN!

Os detalhes da participação do KC-390 no treinamento foram apresentados no apronto operacional, realizado nesta quinta-feira (07/01) por militares do Esquadrão Zeus (1º GTT), na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis. Foram repassadas informações sobre o cronograma das missões, logística, configuração das tripulações, segurança de voo, medidas sanitárias e regras internacionais.

LEIA TAMBÉM: FAB mostra valor estratégico do KC-390 para proteger o espaço aéreo

A complexidade e caráter inédito da missão exigiram treinamentos específicos dos tripulantes do KC-390 realizados em dezembro de 2020. Nesse período, os militares foram capacitados no módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, como tripulantes instrutores da aeronave em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado. Os militares realizaram também lançamentos na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros