Desenvolvido na antiga Tchecoslováquia nos anos 60 como treinador e posteriormente adaptado para missões de ataque leve, o L-39 Albatros tem conquistado espaço em forças aéreas da África. Envolvida em conflitos internos, a República Centro Africana recebeu em maio seis unidades dos jatos leves. Em janeiro, o Mali havia recebido quatro unidades.
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Apesar de a Aero Vodochody, hoje da República Tcheca, ainda oferecer suporte ao modelo, que não é mais fabricado desde 1996, as transferências aos países africanos têm sido realizadas pela Rússia. Mais que qualquer ganho financeiro, o objetivo tem sido angariar apoio político e estratégico, além de gerar a possibilidade de futuras exportações de aeronaves mais modernas.
Nos últimos quatro anos, Senegal e Nigéria também adquiriram quatro e três aeronaves, respectivamente, diretamente com o fornecedor tcheco. No caso nigeriano, o que houve foi a recuperação de aeronaves que estavam fora de serviço. Argélia, Angola, Guiné Equatorial, Etiópia, Moçambique, Tunísia e Uganda também são operadores do L-39.
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