AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

MiG-29 e F-16 treinam juntos sobre a Turquia

De um lado, quatro caças F-16C/D da Força Aérea da Turquia. Do outro, dois MiG-29 e dois Su-25K da Força Aérea do Azerbaidjão. Foram estes os participantes do exercício TurAz Falcon 2021, realizado sobre território turco e que, apesar de envolver poucas aeronaves, significou o fortalecimento de uma das parcerias estratégias mais fortes no cenário do Cáucaso.

Durante o treinamento, realizado entre os dias 6 e 17 de setembro, as aeronaves de ambos os países voaram missões como combate aéreo, ataque ao solo e destruição de sistemas antiaéreos inimigos. O Azerbaijão tem, dessa forma, contato com uma força aérea da OTAN e se atualiza sobre as táticas mais modernas da guerra aérea.

A parceria entre os dois países foi iniciada em 1992 e, em 2020, fez diferença na vitória que o Azerbaijão teve sobre a Armênia no rápido conflito ocorrido em 2020.

A Turquia também é casa do exercício Anatolian Eagle, que recebeu uma cobertura especial dos correspondentes da Revista Asas. Confira a reportagem na nossa edição Nº 119.