AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Ministro da Defesa conhece desenvolvimento do Link-BR2

Ministro da Defesa na sede da AEL

O Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, conheceu de perto o desenvolvimento do Sistema Link-BR2, um sistema de Data Link tático para tráfego de informações em tempo real entre aeronaves e estações de solo para uso pelas Forças Armadas do Brasil. A aproximação ocorreu em 22 de setembro, durante uma visita à AEL Sistemas, empresa brasileira que faz parte do grupo israelense Elbt Systems e se dedicada ao desenvolvimento, fabricação, manutenção e gestão logística de sistemas eletrônicos para aplicações militares e aeroespaciais.

A AEL é criadora, por exemplo, do Wide Area Display (WAD) e o Helmet Mounted Display (HMD) dos caças F-39 Gripen. Também assina aviônicos do KC-390, o sistema de mira tática Red Dot Guará e equipamentos eletro-óticos selecionados pelo programa SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). A AEL também faz o suporte logístico dos drones RQ-450 e RQ-900 em uso pela Força Aérea Brasileira.

“Trabalhamos pensando no país, especialmente, nas três Forças Armadas e no Ministério da Defesa, que precisam de uma indústria forte”, afirmou o ministro durante o encontro. Segundo ele, a visita à AEL ocorreu porque “trata-se de uma empresa referência nacional e internacional no setor de Defesa”.