AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo AEW da Embraer

image_pdfimage_print

Enquanto desenvolve a modernização dos aviões-radar E-99 da Força Aérea Brasileira, a Embraer deve apresentou hoje em Paris seu novo projeto nessa área. O P600 AEW deverá ser desenvolvido a partir da plataforma do jato executivo Praetor 600, recém-certificado, e de equipamentos da Elta Systems, empresa subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI). A assinatura do acordo de cooperação entre as companhias aconteceu hoje no Paris Air Show International.

O principal equipamento da aeronave deverá ser um radar AESA (Digital Active Scanned Array) de 4ª geração da IAI/ELTA com capacidade de IFF integrada. Os israelenses também fornecerão tecnologicas de SIGINT (inteligência de sinais).

O P600 AEW poderá executar várias missões, tais como defesa aérea, alerta antecipado, comando e controle, eficiência da frota de combate, defesa territorial e vigilância marítima. O P600 AEW terá capacidade de recepção de ameaças-radar, poderá atuar como plataforma de comando e controle e terá um pacote de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links via satélite, além de um robusto sistema de autoproteção.

“Esta plataforma oferece desempenho e flexibilidade superiores resultando na melhor proposta de valor em sua categoria”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defensa & Segurança. “Ele pode ser facilmente configurado para atender às necessidades do cliente e poder executar uma ampla variedade de missões de uma maneira mais eficiente e econômica”.

“Como parte da nova estratégia da IAI, estamos intensificando nossas colaborações com empresas globais, alavancando o know-how e a tecnologia acumulada ao longo de décadas de operações nas áreas aeroespacial e de defesa. Como pioneiros dos jatos executivos AEW, a ELTA Systems fez grandes progressos ao longo dos anos para oferecer recursos AEW econômicos para as crescentes necessidades globais” disse Yoav Tourgeman, presidente da ELTA e vice-presidente executivo da IAI. “Essa parceria forjada com a Embraer Defensa & Segurança nos permite introduzir um novo segmento de mercado, oferecendo um sistema AEW econômico em plataforma executiva de médio porte”.

O P600 AEW vai disputar o mercado para capacidade aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento para países que exigem soluções economicamente viáveis, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna. Para isso, aposta na plataforma do Praetor 600, o jato executivo super midsize de melhor desempenho de sua categoria, com alcance intercontinental, excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade e confiabilidade, curto tempo de retomada de operação e baixo custo de ciclo de vida.

O Praetor 600 é atualmente a aeronave executiva mais avançada da Embraer, já certificada no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros