AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Novo avião brasileiro tem tecnologia da Siemens

image_pdfimage_print

O Brasil terá um novo avião nacional, o 300A, com capacidade para até cinco pessoas. O projeto da Octans Aircraft conta com soluções tecnológicas da Siemens para acelerar o desenvolvimento da aeronave.

O desafio não é pequeno. A Octans Aircraft é fruto do investimento do empresário Milton Roberto Pereira na Inpaer, fabricante de aeronaves experimentais, não certificadas. Criar aeronaves que passem pelos requisitos de certificação exige um esforço maior do time de desenvolvimento.

“Produtos certificados exigem rigoroso controle de configuração e de rastreabilidade, a Siemens Digital Industries Software foi crucial para que estes controles fossem efetivos por todo o ciclo de vida do produto garantido aos clientes e a Octans mais segurança, confiabilidade e disponibilidade de seus produtos”, conta Allan Peluzzi, gerente de negócios. “Podemos reduzir tempo de projeto e produção com simulações e estudos ainda na fase de desenvolvimento”, completa.

A Plataforma de Inovação Digital da Siemens permitiu alcançar 40% na redução de tempo durante o ciclo de desenvolvimento de produto e redução de até 45% tempo na solução de problemas de montagem e mudanças de engenharia. Um investimento de US$ 750 mil foi necessário apenas para a adoção das ferramentas.

“Em 2017 com a evolução do projeto 300A para a fase de detalhamento, a empresa dependia de ferramentas que realizassem mais do que apenas o desenvolvimento e validação de produtos complexos, mas também ferramentas que fossem capazes de gerenciar histórico de versões, revisões e ainda fizesse o link entre o produto e toda a documentação necessária para sua certificação. Vimos no Teamcenter a plataforma ideal para suportar todo este processo de desenvolvimento e também certificação dos produtos da Octans Aircraft”, explica Leonardo de Pádua Andrade Filho, gerente de engenharia.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros