AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo helicóptero russo ganha mercado

Os russos gostam de helicópteros pesados e o mundo parece gostar dos helicópteros russos. A novidade agora é o Mi-38T, modelo capaz de levar até 40 pessoas, resgatar 12 pacientes em macas, carregar 5 toneladas de carga ou levar um pelotão de combate a 800 km de distância.

Essas características atrairam algum governo estrangeiro, que fechou a compra com a Rosoboronexport JSC. Porém, um dos pedidos do novo cliente foi para não ter sua identidade revelada.

Para os russos, tudo bem. Eles aproveitaram a deixa para ressaltar o quão robusta a aeronave é. Não dá nem para chutar de onde o cliente é: a aeronave voa em temperaturas que variam de -45ºC a 50ºC. Também tanto faz se está nevando, se o vento chegar a 25 metros por segundo ou se é necessário sobrevoar uma montanha de 6.300 metros: o Mi-38T vai lá e faz.

Se o cliente estiver interessado em conforto, então levou uma limosine voadora. Há espaço para armários, bar, cozinha, sofás… E um ar-condicionado para até esquecer que se está a bordo de mais um cavalo de batalha russo. Quer dizer: o cliente, se for VIP, também terá à disposição os dispositivos de comunicação segura enquanto viaja a 300 km/h.

A versão Mi-38T voou em 2018 e também já está em uso no Ministério da Defesa da Rússia. Pelo visto, com sucesso. Quem sabe um próximo cliente prefere se revelar logo.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar