AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo helicóptero russo ganha mercado

Os russos gostam de helicópteros pesados e o mundo parece gostar dos helicópteros russos. A novidade agora é o Mi-38T, modelo capaz de levar até 40 pessoas, resgatar 12 pacientes em macas, carregar 5 toneladas de carga ou levar um pelotão de combate a 800 km de distância.

Essas características atrairam algum governo estrangeiro, que fechou a compra com a Rosoboronexport JSC. Porém, um dos pedidos do novo cliente foi para não ter sua identidade revelada.

Para os russos, tudo bem. Eles aproveitaram a deixa para ressaltar o quão robusta a aeronave é. Não dá nem para chutar de onde o cliente é: a aeronave voa em temperaturas que variam de -45ºC a 50ºC. Também tanto faz se está nevando, se o vento chegar a 25 metros por segundo ou se é necessário sobrevoar uma montanha de 6.300 metros: o Mi-38T vai lá e faz.

Se o cliente estiver interessado em conforto, então levou uma limosine voadora. Há espaço para armários, bar, cozinha, sofás… E um ar-condicionado para até esquecer que se está a bordo de mais um cavalo de batalha russo. Quer dizer: o cliente, se for VIP, também terá à disposição os dispositivos de comunicação segura enquanto viaja a 300 km/h.

A versão Mi-38T voou em 2018 e também já está em uso no Ministério da Defesa da Rússia. Pelo visto, com sucesso. Quem sabe um próximo cliente prefere se revelar logo.

Natal ASAS! Grandes ofertas!

Nova edição da ASAS

Carrinho