AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Pandemia e companhias aéreas: relato de um caso de sucesso

image_pdfimage_print

A Revista Asas publica abaixo um artigo de Ilker Ayci, presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da Turkish Airlines.

O executivo explica, desde os aspectos financeiros até o relacionamento com os funcionários, a estratégia empresarial para enfrentar a crise.

“Juntos como uma família, decidimos que lutaríamos contra a crise como um só e nenhum membro da família da Turkish Airlines seria deixado para trás durante um período tão difícil”, afirma Ilker Ayci.

Confira abaixo:

Turkish Airlines e Turkish Cargo em meio à pandemia de coronavírus

Ilker Ayci, presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da Turkish Airlines

Por mais de um ano, a indústria de aviação global enfrentou sua maior crise até hoje e, em 2020, sofreu as maiores perdas da história. Como outras transportadoras globais, a Turkish Airlines e a Turkish Cargo tiveram que se adaptar rapidamente para enfrentar muitos desafios – desde limitações impostas por países em voos domésticos e internacionais, mudanças nos serviços e amenidades a bordo de acordo com o protocolo de saúde e higiene até decisões difíceis em relação aos funcionários.

Embora a indústria da aviação tenha sofrido um duro golpe em 2020, a Turkish Airlines viu seu tráfego e resultados financeiros relativamente melhores, encerrando com sucesso o ano fiscal de 2020 com receita de 6,7 bilhões de dólares, o que representa 50% do registrado no ano passado e 1,9 bilhões de EBITDAR de USD. Sem receber qualquer apoio governamental direto, tivemos um desempenho comparativamente muito bom, com um prejuízo líquido de US$ 836 milhões em 2020, um número significativamente menor do que muitos de nossos concorrentes.

No início da pandemia, tomamos medidas ágeis para manter a liquidez, manter os custos em um nível administrável e nos adaptar ao novo normal, permitindo que a Turkish Airlines e a Turkish Cargo conseguissem o que a maioria das outras companhias aéreas não conseguiram.

Entre as companhias aéreas da rede europeia, a Turkish Airlines reduziu bem menos em termos de taxa de ocupação e perdas financeiras e de receita por meio de atividades de corte de custos e da gestão ativa da capacidade e do financeiro. Com isso, não precisamos de injeção de caixa por parte de recursos governamentais e administramos a crise com recursos próprios e eficiência operacional. Os acordos com a Boeing e a Airbus sobre o crescimento da frota irão reduzir nossas necessidades de financiamento de aeronaves em cerca de US$ 7 bilhões entre 2021 e 2023, um movimento que ajudará financeiramente na era pós-pandemia.

Para o ano civil de 2020, a Turkish Airlines voou 28 milhões de passageiros, com uma taxa de ocupação impressionante de 71%. O novo Aeroporto de Istambul também se manteve no topo da liga europeia de aviação – mesmo com 68% do tráfego perdido, superou os concorrentes e foi o aeroporto mais bem-sucedido da Europa em dezembro de 2020. De 15 a 21 de abril de 2021, o iGA Istanbul Airport foi classificado como o aeroporto mais movimentado com 567 voos de partidas / chegadas.

Durante esses tempos incertos, a Turkish Airlines também foi capaz de manter sua rede de rotas robusta e fornecer conectividade vital. Segundo o Eurocontrol, no final de abril, apesar de suspender os voos para alguns destinos, operávamos em média 632 voos diários para 179 destinos em todo o mundo, quase o dobro do nosso concorrente mais próximo na Europa.

A Turkish Airlines não só fechou o ano como a operadora de rede mais ocupada da Europa em termos de número de voos, mas também como uma das cinco maiores companhias aéreas do mundo. Atualmente, estão ativos 179 voos internacionais em 16 destinos internacionais e 58 destinos intercontinentais operados apenas por nossa empresa, entre companhias aéreas de bandeira internacional.

Nosso sucesso como a companhia aérea de bandeira com melhor desempenho na Europa não é mera coincidência. Além das várias medidas que tomamos, devemos isso à nossa equipe dedicada. Enquanto outras companhias aéreas enfrentaram demissões, não nos separamos de nenhum de nossos colegas durante o processo. Decidimos não prosseguir com demissão de pessoal apenas para manter melhores serviços em comparação com outras transportadoras e permitir uma recuperação mais rápida.

Acreditamos que os ativos e valores mais importantes da Turkish Airlines são nossos colaboradores e nossa hospitalidade. Nós nos consideramos uma grande família com mais de 60.000 membros. O melhor desempenho e lealdade de nossos funcionários à marca nestes tempos sem precedentes nos permitiu ser a companhia aérea mais bem-sucedida em termos de satisfação do passageiro, taxa de ocupação e resultados financeiros. Este senso excepcional de unidade e coesão diferencia a Turkish Airlines: juntos como uma família, decidimos que lutaríamos contra a crise como um só e nenhum membro da família da Turkish Airlines seria deixado para trás durante um período tão difícil.

Além de nosso sucesso em número de passageiros, também transformamos a pandemia em uma oportunidade de acelerar o aumento constante de nossas operações de carga. No ano passado, reconfiguramos várias de nossas aeronaves de passageiros e aumentamos a capacidade de nossa frota de carga para entregar ajuda médica e humanitária a destinos em todo o mundo, levando vacinas Covid-19 para o Brasil e em geral, entregando 50.000 toneladas de medicamentos e suprimentos médicos.

As 25 aeronaves de carga dedicadas da Turkish Cargo foram complementadas por 50 aeronaves de passageiros, selecionadas de nossa frota de mais de 360 aeronaves por sua capacidade e eficiência, e reconfiguradas para atender à demanda de carga global. Isso levou a um aumento significativo em nossa capacidade e durante o período mais difícil da pandemia, conseguimos ser classificados entre as cinco maiores empresas de carga aérea do mundo e como a 6ª maior empresa de carga aérea, subindo duas posições em relação ao ranking de 2019.

Também obtivemos a maior receita de carga, que mais cresceu em comparação com nossos concorrentes. A participação de mercado na receita total de carga global aumentou de 0,6% em 2009 para 4,7% em 2020. O CTK Mundial – tonelada por km de carga transportado – de 2020 encolheu 10,6% em relação ao ano anterior. Já a carga turca cresceu 0,7% em relação ao ano anterior. Em fevereiro de 2021, um em cada 20 voos de carga em operação em todo o mundo eram operados pela Turkish Cargo.

No total, a Turkish Cargo transportou mais de 45 milhões de doses de vacinas, o que equivale a 225 toneladas de vacinas, compreendendo seis tipos diferentes: Coronavac, SARS-COV2, Oxford Astra Zeneca Vaccine-Covidshield, Pfizer Biontech, Astra Zeneca, Sinopharm e Sputnik. Essas vacinas foram transportadas com sucesso para mais de 25 destinos, com um total de aproximadamente 110 voos. A companhia aérea tem uma capacidade noturna de 40 milhões de doses e pode entregar todas para 127 países diferentes durante a noite. Infelizmente, nossa capacidade atual é ainda maior do que os estoques de suprimentos dos produtores de vacinas, mas eles estão aumentando e esperamos que os níveis de produção de vacinas aprovadas existentes, além de novas vacinas, continuem a aumentar.

A Turkish Cargo continua sua história de sucesso com soluções mais eficazes, desenvolvendo e usando novas tecnologias e abordagens inovadoras. Um exemplo significativo é o SmartIST, uma das maiores e mais modernas instalações de carga aérea do mundo, que será inaugurada neste ano. Localizada no aeroporto iGA de Istambul, a instalação usará drones, automação robótica e tecnologias de otimização. Com seus desenvolvimentos de tecnologia inteligente e trabalhos de digitalização, esperamos que nossa marca tenha muito mais conquistas.

Estamos extremamente orgulhosos das realizações da Turkish Airlines e da Turkish Cargo durante a pandemia e continuaremos a elevar seu nível de sucesso todos os dias, combinando nossa ampla rede com a vantagem geográfica única da Turquia para nos tornarmos líderes tanto na aviação quanto em carga. Hoje, temos o orgulho de hastear nossa bandeira ao lado dos líderes da aviação com nossa rede de voos incomparável, frota moderna, excelente desempenho de carga e gerenciamento de crises bem-sucedido.

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros