AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Piratas do entorno: Polícia Federal combate rádios ilegais próximas ao aeroporto de Brasília

Pouso no Aeroporto de Brasília Foto: Inframérica

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/10) a Operação Piratas do Entorno, com o objetivo de combater transmissões de rádios ilegais que atrapalham a radiofrequência utilizada nas comunicações do Aeroporto Internacional de Brasília com pilotos de aeronaves que se aproximam para pousos.

Os policiais federais cumpriram 3 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nos municípios goianos de Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás. Os três municípios goianos fazem parte da região chamada de “Entorno”, pela proximidade do Distrito Federal.

Os alvos da operação vão responder pela prática de atividades ilegais de telecomunicação. O crime tem pena de dois a quatro anos, aumentada se houver dano a terceiro, além de multa de R$ 10 mil. A operação contou com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

O Aeroporto de Brasília é o 2º terminal aéreo mais movimentado do Brasil. O local atende 38 cidades brasileiras e é o único aeroporto do país com ligação para todas as capitais do país.