A Polícia Rodoviária Federal (PRF) brasileira terá a partir do próximo ano o mesmo modelo de helicóptero utilizado pelo New York City Police Department (NYPD). Trata-se do AW119, fabricado pela empresa italiana Leonardo. O monotomor pode levar até seis passageiros a bordo.
Ao todo, a PRF receberá seis unidades ao longo de 2021. Os helicópteros poderão ser usados em missões como transporte, resgate, remoção aeromédica, combate a incêndios, vigilância e policiamento. As aeronaves terão uma suíte de aviônicos Garmin 1000NXi, sensor ótico, guinho de resgate, gancho de carga, equipamento para combate ao fogo (bambi bucket), suporte para uso de rappel e equipamentos de comunicação avançados.

Além do NYPD, o AW119 está em uso nas forças aérea de Israel e de Portugal. Também atua em agências de segurança da Austrália, Coreia do Sul e Finlândia, em outros países. Até o momento, mais de 350 helicópteros do modelo estão em uso em 40 países. A Marinha dos Estados Unidos deverá utilizar o AW119 como treinador para seus futuros pilotos de helicóptero. A versão adquirida para a PRF é designada AW119Kx.

Aeronave operada pela policia militar e corpo de bombeiros militar do estado de Goiás desde 2010. A policia civil teve um exemplar acidentado em 2012 causando a morte de seus ocupantes, 7 policiais e um marginal.