AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

PQD e KC: a primeira de muitas missões

image_pdfimage_print

Pela primeira vez, uma aeronave KC-390 realizou um lançamento operacional de paraquedistas. Ações semelhantes já haviam sido realizadas antes, mas só durante a fase de testes, com tripulantes da Embraer. Agora, o próprio Esquadrão Zeus (1º GTT) da Força Aérea Brasileira fez o lançamento de militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro. A missão pioneira ocorreu no dia 9 de dezembro, em Anápolis.

Já na semana seguinte, de 14 a 16 de dezembro, uma das três aeronaves KC-390 Millenium sediadas em Anápolis (GO) se deslocou para o Rio de Janeiro, onde atuou a partir da Base Aérea dos Afonsos, localidade historicamente utilizada pela Força Aérea e pelo Exército para treinamentos com paraquedistas. Segundo comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Luiz Fernando Rezende Ferraz, a atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Já a Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro tem se preparado para o Exercício Operacional Culminating, que será em fevereiro de 2021, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, Estados Unidos.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros