A entrega do primeiro helicóptero Mi-17V-5 do Afeganistão revisado pela empresa LOTN, da Eslováquia, virou polêmica. A Russian Helicopters divulgou comunicado afirmando que o serviço aconteceu fora dos padrões da empresa fabricante.
A empresa classificou o trabalho da LOTN como “ilegítimo” e se eximiu da responsabilidade pela operação do helicóptero, além de negar futuros serviços de manutenção. De acordo com a Russian Helicopters, o serviço não contou sequer com a presença de representantes do fabricante para o planejamento dos serviços.
Por outro lado, a LOTN garante que todos os Mi-17 revisados passarão por uma avaliação da NATO Support and Procurement Agency (NSPA). A manutenção das aeronaves é realizada com o apoio financeiro da Austrália, que também colabora com a frota local de UH-60 Blackhawk.