AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Satélites flagram base chinesa com drones de combate

Foto: Planet Labs

Imagens de satélite da empresa Planet Labs mostram uma base aérea da China na remota província de Xinjiang, onde é possível identificar vários modelos de possíveis aeronaves remotamente pilotadas, popularmente chamadas de drones. Entre elas está uma de dimensões e formato semelhantes a um de caça Sukhoi Flanker.

Imagem: Plant Labs

Segundo o articulista Tyler Rogoway, do The Drive, há indícios de que a China esteja trabalhando em uma versão do caça controlada por inteligência artificial, uma tecnologia também em franco desenvolvimento nos Estados Unidos. A maior possibilidade é a de que primeiro a tecnologia seja inicialmente testada em um caça provado para depois ser instalada em um veículo criado para voar sem piloto.

A Base Aérea de Malan já é conhecida há alguns anos por reunir novos projetos de aeronaves não tripuladas. As principais informações coletadas pelo Ocidente chegam por satélite, o que não permite saber o que acontece dentro dos hangares. Eventualmente ocorre de os chineses prepararem uma linha de voo com as aeronaves, certamente com conhecimento de que serão captados pela inteligência dos outros países.