AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Sem caças, Ucrânia adapta mísseis ar-ar para antiaérea

Caminhão 6x6 com lançadores de mísseis ASRAAM

Com baixo número de caças para o enfrentamento contra a Rússia, as forças armadas da Ucrânia apelaram para adaptar mísseis AIM-132 Advanced Short-Range Air-to-Air Missile (ASRAAM) para defesa antiaérea. No Reino Unido e na Índia, o ASRAAM está em serviço como substituto dos mísseis de curto alcance Sidewinder e Matra Magic.

Agora, uma reportagem do jornal britânico The Times apresentou a foto de um veículo terrestre 6×6 Supacat com um trilho duplo para lançamento de mísseis ASRAAM. O blindado também conta com o que parece ser uma torreta eletro-ótica, que poderia ser utilizada para o lançamento dos mísseis.

Teste do ASRAAM com o F-35 Foto: MBDA

Lançado de aviões como o Eurofighter Typhoon, o ASM-132 tem alcance máximo de 25 km, e apenas em situações específicas, como no caso de um alvo vindo em direção ao caça lançador. O uso como arma de defesa antiaérea, que necessita gastar parte significativa do seu empuxo para ganhar altura, deve reduzir o alcance.

Ainda de acordo com a reportagem do The Times, fontes militares da Ucrânia alegam haver diversos lançadores desse tipo em serviço. Os alvos prioritários seriam os drones de pequeno porte utilizados pelas forças russas.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho