A Tailândia firmou a compra da nova versão do cargueiro e reabastecedor em voo da Airbus. O A330 Multi Role Tanker Transport Plus (MRTT+) é baseado no jato comercial A330-800neo, no lugar das versões anteriores do bimotor, agora equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, além de contar com novo design das asas.
A aeronave tem melhor desempenho em consumo de combustível 8% melhor frente aos MRTT já em serviço com Austrália, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, França, Países Baixos, Reino Unido, Singapura e a força internacional da OTAN. O peso máximo de decolagem também subiu, de 233 para 242 toneladas.
Com a assinatura do contrato em 25 de setembro de 2025, ficou acertado que a entrega ocorrerá somente em 2029, o que demonstra o quão a Airbus está cheia de vendas do modelo. Entre os países que querem adotar o MRTT está o Brasil, que pretende converter para o padrão seus KC-30, designados assim mesmo sem contarem ainda com capacidade de reabastecimento em voo.
Uma única aeronave foi adquirida e terá capacidade de reabastecer utilizando tanto o sistema boom, utilizado pelos caças F-16 tailandeses, quanto de hose-and-drogue, padrão para os jatos Gripen, também em uso na Tailândia.
LEIA TAMBÉM:
Tailândia sela vitória do Gripen E/F sobre o F-16 Block 70
Com veto ao F-16, Tailândia usa caças Gripen para treinar com a China
Ostentação australiana: “Elephant Walk” de A330MRTT
Presidente voar no KC-30 pode ajudar até a aviação de caça da FAB
VEJA TAMBÉM:
Comentar