MODELISMO

Um MiG-25 diferente…

MiG-25RBT da ICM, em 1/48

Este espaço de modelismo em nosso site foi pensado pela paixão pela aviação, este amor que leva tantos a buscar ter a “sua” força aérea, ou sua própria “frota” comercial. Assim, em paralelo com os trabalhos que aparecem nas mostras, suas premiações e trabalhos até profissionais, queremos também mostrar opções pessoais, técnicas próprias e estilos não-convencionais. Afinal, tudo é hobby. É paixão. E paixão não pode ter regras, correto!?

Pra mostrar bem isso, fomos contar com uma participação “lá do outro lado do mundo” – Le Minh Quan, é um plastimodelista do Vietnã, hoje com 34 anos, e que está no hobby há cerca de 20 anos.

Não há muito tempo atrás, a ICM lançou, em 1/48, os kits de duas versões de reconhecimento/ataque do lendário interceptador soviético Mikoyan-Gurevich MiG-25 – as variantes MiG-25RBT e MiG-25RB. Eram kits há muito esperados (e desejados) pelos entusiastas do modelo, pois os “MiG-25 recce” foram os únicos a terem padrões de camuflagem (geralmente em três/quatro tons), altamente atraentes. Como se sabe, todos os “interceptadores puros” MiG-25 exibiam apenas o padrão “todo cinza” da Força Aérea soviética. E, até há pouco, eram destes os kits existentes.

Embora alguns consigam, é muito difícil e exaustivo alterar um interceptador MiG-25 para um RB ou RBT, pois toda a seção frontal da fuselagem (do radome do nariz até a entradas de ar) é bastante diferente, entre uns e outros, além de alterações menores. Assim, os kits da ICM foram muito bem recebidos!

Então, vamos ao trabalho de nosso amigo vietnamita!

Le Minh Quan:

O kit que montei é o MiG-25RBT da ICM, em 1/48. No geral, o kit é muito bom, o plástico é suave e de boa qualidade, e os encaixes são impressionantes. Eu normalmente tenho problemas nos kits em geral no cockpit e canopy, pois muitas vezes fica impossível fechar o canopy porque o assent ejetável é alto demais, impedindo o canopy de “fechar” com a fuselagem. Isto, porém, não aconteceu com este Foxbat da ICM. O canopy pode ser fechado com facilidade.

Mas, infelizmente, nem tudo é perfeito!

Há alguns problemas, e de longe, o mais notável (e desafiador) está nas tomadas de ar (veja as fotos – uma imagem vale mais que mil palavras!). Acredito que tenha sido um erro de projeto do kit.

A opção de pintura do kit é apenas no “cinza claro” (Light Gray), padrão em quase todos os Foxbat. Mas considero um esquema muito aborrecido, sem graça. Como se sabe, os únicos MiG-25 diferentes, com camuflagem, eram alguns RB e RBT. Inspirei-me nestes, mas quis criar o meu próprio Foxbat, com uma pintura e marcações baseadas no real, mas de minha imaginação – podendo-se dizer, que com certa inspiração dos tempos da Guerra do Vietnã, particularmente no padrão visto em alguns MiG-17 e -21, como o MiG-17F, numeral 2072, do 921º Regimento de Caça “Sao Do”.

Assim, pintei primeiro com Desert Yellow (Humbrol 93). Então, espalhei alguns “farrapos” de fita (duct tape) pela superfície, para gerar o padrão de camuflagem que tinha em mente. Então, criei um tom meu de verde, misturando Humbrol 117 e Mr.Color 135. Depois, desejando um tom um pouco mais escuro, adicionei um pouco mais de Humbrol 117.

Pintei então todo o Foxbat com este Verde.

Com a tinta seca, retirei então os pedaços de duct tape, gerando enfim o “meu” padrão de camuflagem.

Outro ponto – eu tenho o meu estilo, e assim, usualmente não aplico as técnicas mais popularizadas e formais de modelismo, como desgaste (weathering) e destaque das linhas de painel. Isso pode soar estranho (e até errado, para alguns), mas montar os modelos deste modo é o meu estilo.

Como tenho também o kit da ICM do MiG-25RB, devo agora me dedicar a este, utilizando toda a experiência que adquiri com o meu RBT!

Do Vietnã, abraços aos colegas modelistas do Brasil!

Foi uma honra para mim poder mostrar o meu trabalho aqui, obrigado ao editor de ASAS, Claudio Lucchesi, pela oportunidade!

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